terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

dos Óscares

Não vi os Óscares. Geralmente sou a pessoa que conhece os vencedores na manhã seguinte ao ler um jornal gratuito qualquer. Mentira, desta vez foi através do Twitter. Não tenho followers praticamente nenhuns mas insisto em ser uma tweeter. Talvez por achar que vou converter os meus amigos todos que simplesmente não ligam nada a estas coisas. Sad.

Enfim, voltando aos Óscares... Razões porque não vi a chamada "noite de ouro do cinema":

1. Fusos horários. São chatos. Especialmente nestas situações. Mas eu agora ia estar acordada à 1h30 da manhã quando a minha almofada chamava desalmadamente por mim? 

2. Sim, posso ter perdido um ou outro momento engraçado. Nestas coisas é certo e sabido que vai haver. Contudo, se foi mesmo engraçado e espectacular há de certeza um vídeo no YouTube ou alguém vai fazer um post no Facebook.

3. Os Óscares e todo o tipo de entrega de prémios despertam algo muito negativo em mim. Ora é comentários ao vestido da X, ora é tentar perceber o que a Y pretendia ao mostrar ao mundo aquele penteado, perguntar-me porque a Z está praticamente nua... Isto é feio e ai de mim se eu viro uma "pipoca menos doce" que vai cortar na casaca de todos no Facebook. 

4. Talvez a razão mais importante de todas: não vi a esmagadora maioria dos filmes nomeados. Vi três. Sim, três: "Meia-noite em Paris", "Os Descendentes" e "Drive". Ora bem, como posso me pronunciar sobre os galardoados? Não posso, logo não faz sentido colocar palitos nos olhos e lutar contra o sono.

O que eu já sabia era que o Woody nunca ia ganhar "Melhor Filme"; esperava que "Os Descendentes" não ganhassem muita coisa porque basicamente o filme não presta e "Drive" estava nomeado para "Melhor Edição de Som". Se esperava que ganhasse, era apenas porque não tinha outro filme de comparação dentro desta categoria. Considero até que o filme devia de ter sido nomeado para mais coisas mas já se sabe que se selecciona uns cinco filmes que vão rodando as categorias praticamente todas. Contudo, isso de gostarmos que determinado filme seja mais ou menos nomeado é tudo uma questão de gosto pessoal, logo subjectivo.

5. Já sei que não vou ganhar o prémio Cinéfila 2011, dado o meu fraco desempenho durante o ano passado mas sou da opinião que de uma maneira geral nunca é preciso adivinhar muito para perceber quem vão ser os vencedores. Vá, até podemos estar na dúvida entre dois filmes, dois actores, dois realizadores.

Uau, "O Artista" ganhou "Melhor Filme", como se já não se estivesse à espera. Atenção que com isto não estou a tecer quaisquer considerações sobre o filme. Só vi três.

6. Não é um Óscar que vai definir se gosto ou não de um filme, de um actor ou actriz ou de um realizador/a. Claro que é bom ver as pessoas a serem congratuladas pelo seu trabalho e merecem sê-lo, especialmente quando fazem papéis absolutamente arrebatadores mas não é forçosamente a estatueta que vai ser o ponto de partida para a construção da minha opinião. No fundo, os Óscares são um jogo para ver se conseguimos acertar porque, obviamente por muito que até não vejamos a cerimónia, todos temos um bocadinho de curiosidade para ver quem ganha o quê, mesmo que os resultados até já sejam previsíveis.

Bem, no final disto tudo, não quero saber se "Drive" não ganhou nada. "Melhor Edição de Som" também não deve ser o supra-sumo dos prémios mas este filme tem uma banda sonora do caraças. Não páro de ouvir e ando a contagiar as pessoas à minha volta (se disserem que é à força, eu nego tudo). 

E sim, o Ryan Gosling protagoniza o filme. Get over it.

























Sem comentários:

Enviar um comentário