domingo, 26 de fevereiro de 2012

are you hiring?

Procurar emprego é, no mínimo, desafiante nos tempos que correm. A menos que tenhas a chamada cunha, é certo e sabido que a procura de emprego vai te transtornar a vida.

O computador passa a ser uma extensão do teu corpo: não passas sem a visita diária ao teu e-mail e a tudo o que é sites de emprego. Registas-te em todos, até mesmo naqueles que têm mau aspecto e que, claramente não são de confiar;

Vais-te iludir com 80% das ofertas de trabalho: "Epá, este anúncio parece-me muito bem! Check em todos os requisitos!" Lês até ao fim e trata-se de um estágio de 3 meses e, na loucura, até te pagam 100€ porque isto de trabalhar e receber condignamente é coisa que já não se usa.

O telefone JAMAIS pode estar desligado: nunca, nunca, nunca, nunca sair de casa com o telemóvel sem bateria ou quase sem bateria. Não interessa se são 3h da manhã e, obviamente, a probabilidade de um possível empregador te ligar ser nula. Cada vez que o telefonar tocar vais pensar que é alguém a chamar-te para entrevista mas, na maioria das vezes, é só mesmo a tua mãe. 

O IEFP passa a ser o teu local de hangout preferido: seja porque te chamaram para apresentares provas que procuras emprego, seja porque simplesmente queres estar perto do teu novo grupo de amigos.

Se tens direito ao subsídio de desemprego, a Segurança Social vai ser um must go semanal: "Ó menina, tem de perceber que falta o formulário BK671!"; "Mas quem é que lhe disse que tinha de preencher aquilo? Não, a minha colega está errada!"; "Ah, isso não é aqui. É no balcão ao lado e tem de tirar nova senha!". No fundo, é uma boa oportunidade para treinar a paciência e a capacidade (ou não) de aturares a falta de profissionalismo e prestabilidade dos outros. O bónus disto tudo é que ficas a saber a vida de todas as pessoas num raio de 100km. Coisas que nem ficcionadas, só vos digo.

Vais ter de lidar com a pena dos outros: "Fogo, coitada! Não merecias que isto te acontecesse!" Pois não mas seria bem pior se tivesse uma doença terminal ou coisa que o valha.

Vais ter de lidar com a estupidez dos outros: "Então, mas tens procurado trabalho?" Não, a minha ambição na vida é ver, para todo o sempre, o Boa Tarde.

Vais saber a programação diária de todos os canais: sim, nos intervalos do envio massivo de cv's, vais correr os canais todos e ver tudo o que estiver a dar. Até aquelas coisas que dizias que nunca irias ver. No entanto, até podes descobrir algumas coisas bem giras. A desvantagem é que depois não vais ter com quem falar sobre esses programas mega giros porque está tudo a trabalhar a essas horas. 

Enfim, são fases da vida que nos ensinam a importância de ser persistente e correr atrás do que queremos. Não digo que todos os dias são motivantes e cor-de-rosa mas o segredo é nunca desistir e tentar ter sempre um sorriso na cara. Just remember: "nothing and everything is possimpable". 

Como diz o outro do "bater punho", o CV não é Curriculum Vitae mas sim Canal de Vendas. Eu não sei quanto a vocês mas acho que esta coisa do vídeo-cv é capaz de ser boa ideia. Eu já arranjei a inspiração para fazer o meu. Fingers crossed! 

2 comentários:

  1. Lembro-me perfeitamente como é isso de andar à procura de emprego. Como eu costumo dizer, "procurar emprego é um trabalho a full-time"! Gostei muito deste post; apesar de não ser uma situação fácil de viver, consegues ir buscar o humor no meio disso tudo. Ehehe. Quando foi comigo, nem queiras saber a quantidade de horas perdidas a ver Keeping Up with the Kardashians... Ai meu deus...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há que se levar as coisas para a frente com um sorriso e boa energia :)

      Epá Keeping Up with the Kardashians é programa de qualidade ahaha mas eu, após ver o Zone Reality durante o dia todo, já sei cometer crimes perfeitos! I win! ahaha

      Eliminar